Escritor da semana: Thedy Corrêa


Escritor da semana: Confira em nosso blog uma entrevista exclusiva com Thedy Corrêa, integrante da banda de rock brasileira Nenhum de Nós desde 1986. Escritor, palestrante e sócio na Stout Club Editora.

Livraria Espaço Cultural: Como despertou em você a vontade de escrever seu primeiro livro?

Thedy Corrêa: Desde pequeno eu tinha uma paixão por livros. Eu era um garoto que vivia muito em um apartamento, com problemas de asma e uma enorme timidez. Os livros acabavam sendo meus “amigos”. A leitura abre portas para o mundo e eu acabei ficando fascinado pela literatura. Depois que cresci e com o sucesso do Nenhum de Nós, a vontade de ingressar no mundo literário só aumentou. Foi por estímulo de um amigo escritor – que sugeriu que eu reunisse as coisas que eu havia escrito nos meus 20 anos de banda – que acabei reunindo os meus textos espalhados pelos cadernos que escrevi nesses anos de banda. Foi assim que tudo começou.

Livraria Espaço Cultural: Como você se inspira para escrever seus livros?

Thedy Corrêa: Creio que o destino aponta alguns caminhos. Nos coloca de frente para alguns projetos. Meus três projetos em andamento foram resultado de convites de amigos. No caso do Noite Ilustrada, eu pensei em escrever cada poema apenas com o objetivo que fizessem parte de um livro, ao contrário dos outros que já existiam até mesmo em outras mídias – como meu blog.

Livraria Espaço Cultural: Como é a sua relação com a música e a literatura?

Thedy Corrêa: Sonho em fazer uma música que tenha a qualidade da boa literatura. Que a nossa música cantada tenha o mesmo tratamento e cuidado da palavra escrita. Acho que o Nenhum de Nós sempre tratou suas letras com esse mesmo comprometimento. Buscamos ter conteúdo e relevância, algo que nos remete ao processo pelo qual passa um livro: revisões, releituras, mais revisões.

Livraria Espaço Cultural: Você já publicou vários livros. Qual é o seu favorito e por quê?

Thedy Corrêa: Tenho um carinho especial pelo BRUTO, por ter sido o primeiro. Vamos lançar em breve pela Belas Letras um edição especial comemorando 10 anos de seu lançamento e também que suas duas primeiras edições já se esgotaram, o que para um livro de poesia não é pouco!

Livraria Espaço Cultural: Quais são seus escritores favoritos e atualmente está lendo qual livro?

Thedy Corrêa: Os mais importantes em minha formação são John Fante, Charles Bukowski e Caio Fernando Abreu. Recentemente li “Sobre a escrita” de Stephen King e achei sensacional, tanto que estou lendo meu terceiro livro dele, O Iluminado.

Livraria Espaço Cultural: você encontrou dificuldades para ingressar na literatura? Quais foram?

Thedy Corrêa: Confesso que minha trajetória com o Nenhum ajudou a encontrar o rumo no mundo literário. As dificuldades seriam maiores se eu não tivesse essa história de sucesso com a banda e, principalmente, se nosso trabalho não tivesse também essa preocupação literária.

Livraria Espaço Cultural: Qual a sua opinião sobre os e-books? O livro de papel ainda é valorizado?

Thedy Corrêa: Creio que os e-books vieram para ficar, mas não acredito que eles substituirão os livros de papel. Vi uma pesquisa recente onde os números atestam que a venda de e-readers estagnou nos Estados Unidos e o número de livrarias “convencionais” aumentou. O livro de papel ainda guarda uma magia insubstituível.

Livraria Espaço Cultural: Quais os projetos literários que você está trabalhando atualmente?

Thedy Corrêa:Trabalho em um roteiro de uma história em quadrinhos que sairá em setembro. Chama-se O SEGREDO DA FLORESTA, e é desenhada pelo garoto-prodígio Felipe Nunes. Também estou iniciando um romance, cujo o tema ainda não posso revelar. Por último, um livro de contos/arte, em parceria com o artistas plástico Renato Guedes, chamado IMERSÃO.

Livraria Espaço Cultural: Para você, qual o papel das redes sociais para divulgar a literatura?

Thedy Corrêa: Fundamental! Os blogs literários, por exemplo, são mais importantes que muitas revistas para dar dicas de leituras. Eu uso muito todas as redes para divulgar meus lançamentos e eventos.

Livraria Espaço Cultural: Como incentivar crianças e adolescentes a lerem mais?

Thedy Corrêa:Acho que estamos no caminho certo, com bons lançamentos que tenham conexão com seus interesses e em sintonia com sua linguagem. Creio que nossos adolescentes nunca leram tanto quanto agora. Basta observar nas livrarias o número de lançamentos destinados a eles.

Livraria Espaço Cultural: Fique a vontade para fazer algum comentário para os nossos leitores.

Thedy Corrêa: Se quiserem acompanhar minha agenda literária nas redes sociais, aí vai:

twitter: @thedycorrea

Instagram: thedycorrea

Facebook: www.facebook.com/thedycorrea

Snapchat: thedycorrea